sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Uma dessas experiências missionarias

Experiências caras, ricas, inesqueciveis. Mesmo que os casulos, as sementes adormecidas, as folhas necessariamente podadas circundem este tempo, nada tem sido mais belo que as constantes descobertas e aprendizados, trazendo uma mulher diferente, mais feliz, dizia que mais inteira, mais corpo e alma... A menina esta se deixando crescer...
Uma das minhas mais recentes experiencias foi no final de semana passado, onde apos grande jornada da semana, evento em nossa lanchonete (sandwicherie), ofereci_me para ajudar um casal francês de vocacionados aqui em Toulon. Por que ajuda_los? Pois seria cansativo para eles cuidarem de seus filhos durante as pregações e orações, claro, ainda mais porque por graça de Deus eles possuem 8 filhos. Bendita familia!!!
Essa coisa de coragem, renuncia e disposição da certo mesmo, sabia? São graças que so o carisma bem amado pode dar. Então la fui eu...

Em um mundo onde se prega a desagregação da familia, entitula_se como "falido" o sacramento do matrimônio, julga_se "desequilibrio" a natalidade dentro da castidade e prega_se o fim da vida, deparar_se com uma familia bela, que mantem valores, que é gerada na dor e no amor, ensinando_se o sentido de cada dor para a eternidade, o que mais pode sentir meu coraçao? Gratidão infinita, ainda existe quem mais do que acreditar da credibilidade ao céu, anseia jà ensaià_lo...
E foi assim... Presenciando pais atentos, que advertem, mas tem um zelo pelo dialogo, pela oraçao vivida, entranhada nos gestos, que cresci um pouco mais na fé. Gestos como na cena a seguir:
(Manhã de domingo, antes de sairem para o vocacional, os pais preparam o café, me passam as ultimas recomendaçoes, levam com eles uma das quatro meninas, a de 5 anos e o menorzinho de 10 meses.Os pequenos vão se levantando sonolentos, os menorzinhos choram no berço para que eu os pegue, deitam aconchegadamente no meu ombro, que não é constante na casa, mas bem aceito para quem quer uma atençao diferente. A pequenininha esta na cadeirinha ja com a boca toda contornada de chocolate, pois na França costumam comer doces pela manhã. O de 7 anos, bem critico e esperto franze a testa aconchega a cabeça no colo do pai que esta terminando seu afé corrido, prestes a sair. Outros dois tambem repetem o gesto, ficando o pai, como ele mesmo disse, cercado de "pintinhos", rs. Eis que os anima ): _ Hoje é um dia de grande festa!!! _(Todos vibram... Acredito que pensaram ser um festa propriamente dita, com muitas crianças, guloseimas, mas o pai prossegue)_ Hoje é a festa do Cristo Rei!!! Isso mesmo, o Rei de nossa vida, de tua escola, de teus amiguinhos. Jesus é nosso Rei... (Era nitida a expressão de interrogaçao das crianças, mas é bela a semente de céu que foi plantada por aquele pai, naquele momento).
E assim permaneci com as outras crianças na casa, com a lingua francesa que ainda estou aprendendo, com uma adolescente que muito me ajudou, com um pré adolescente ligado no 330w, com o olhar sempre preocupado pois os pequenos deslizam com sabão, rs, mas muito feliz... Por aprender um pouco mais com aquela familia, com esse Deus constante, criativo em me fazer descobrir novos valores, novas possibilidades, por ser essa eterna novidade. 


Um comentário:

Nathiane Capibaribe disse...

Lindas palavras, mas mais do wur beleza, tem a unção que nos move sempre a perseverar. Desde o dia que nos conhecemos, sempre soube que não seria por acaso.
Bisous...