quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Que mandais fazer de nós?

Que mandais fazer de mim?

Vossa sou , para vós nasci,
Que mandais fazer de mim?
Vossa sou pois me criastes,
Vossa sou , pois me remistes,
Vossa sou, porque me atraístes
E porque me suportastes,
Vossa sou porque me esperastes
E me salvastes, por fim
Que mandais fazer de mim?
Eis aqui meu coração:
Deponho na vossa palma;
Minhas entranhas , minha alma, meu corpo ,
vida e afeição...
Doce esposo e redenção,
A vós entregar-me vim:
Que mandais fazer de mim?
Dai-me riqueza ou pobreza
Exaltação ou labéu;
dai-me alegria ou tristeza,
Dai-me o inferno ou dai-me o céu,
Doce vida , sol sem véu,
Pois, me rendi toda ,enfim:
Que mandais fazer de mim?
Se me quereis descansando,
Por amor o quero estar;
Se me mandais trabalhar, morrer quero trabalhando.
Se me pedes sacrifícios
noites em claro, vigilias cansado
Se me mandais ser luz em meu trabalho
sal da terra, em um mundo amargo
Que mandais fzer de mim?
Ser santo, mesmo que minha carne grite
Lutar por tua paz, em meio à tamanhas guerras
Ante uma humanidade sem valores
desacreditada
ter fé enquanto tantos andam sem esperança
Dar-te tudo
Optar por Ti a cada dia
Lutar contra minha vontade
Amar e ser feliz terceiro
Obedecer, ainda que isso possa me contrariar
Mas por amor, o faço
Dai-me o que tu queres
Vida ou morte
Mesmo que ainda não compreenda
Mesmo que o velho ainda lute comigo aqui dentro
Que mandais fazer de mim?
Ser Shalom
Ser para sempre
Amar-te eternamente?
Que mandais fazer de mim?
Dizei: onde? Como ? e quando?
Dizei, doce amor , por fim:
Que mandais fazer de mim?
Que mandais fazer de mim?

(Poema de Santa Teresa de Jesus. Sublinhada, motivação oracional, Michele) 




Nenhum comentário: